© 2010, Glauco Campello

Paço Municipal, Tiradentes

Paço Municipal - Tiradentes / Projeto: 2010

          No projeto do Paço Municipal de Tiradentes os muros de pedra delimitam o terrapleno e dão maior importância às novas edificações.

          A Prefeitura e a administração da Câmara estão no bloco de dois andares, estirado de este a oeste, do lado sul do terreno, e voltado para a esplanada e o jardim, tendo ao fundo a vista da Serra de São José. O plenário, com 80 lugares para visitantes, destaca-se no conjunto e serve também a reuniões do interesse da comunidade.

          As duas construções, muito simples, empregam materiais e mão de obra de uso corrente. Nenhuma técnica construtiva estranha ao local.

          A praça elevada, contornada por ruas que dão acesso ao estacionamento de veículos e ao hall geral, comum à Prefeitura e à Câmara, é formada pelo jardim e a esplanada revestida de grandes placas de concreto. É um local ideal para acolher solenidades ao ar livre e festas populares.

          O bloco do plenário da Câmara compreende um espaço destinado à platéia e outro, elevado, onde está a Mesa. O público tem acesso pela galeria do bloco das atividades administrativas e os vereadores pela circulação lateral, vindos diretamente do balcão e dos gabinetes, no pavimento superior.